O período de inscrição para este evento encontra-se encerrado.


O Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) promove com imenso prestígio o III Encontro Internacional “Direito, Cultura e Memória: Homenagem ao Professor Câmara Cascudo”, dando continuidade e oportunizando o recordatório da atuação de Câmara Cascudo como influência de diversos saberes, além de, enfatizar o seu histórico como docente jurista na disciplina de Direito Internacional.

O evento terá como público-alvo pessoas interessadas na temática e realizará sua transmissão ao vivo através da plataforma do Youtube no canal oficial do UNI-RN.

O evento ocorrerá nos dias 25 e 26 de março e contará com a participação de professores do Brasil, Portugal, Espanha e Chile, unidos na homenagem ao professor Câmara Cascudo.


Programação

Saudação do Reitor e dos representantes das instituições participantes

Local: Youtube.

Horário de Início: 14:00 hs.

"Portugal, Brasil e Angola: vínculos jurídicos e culturais"
Eduardo Vera Cruz Pinto (FDUL).
Professor catedrático da Faculdade de Direto da Universidade de Lisboa (FDUL), mestre em HISTÓRIA DO DIREITO pela Universidade de Lisboa e doutorado em Ciências Histórico-Jurídicas pela mesma instituição.

"O Instituto Câmara Cascudo – Ludovicus: espaço de pesquisa e memória"
Daliana Cascudo (Ludovicus).
Psicóloga, Presidente do Instituto Câmara Cascudo (Ludovicus).

"Recortes da obra cascudiana: multiplicidade de enfoques e sua abrangência internacional"
Camilla Cascudo (Ludovicus).
Advogada, Vice-Presidente do Instituto Câmara Cascudo (Ludovicus).

Mediador - Fábio Fidelis (UNI-RN).

Local: Youtube.

Horário de Início: 14:30 hs.

"As relações jurídicas entre cristãos e mouros no Portugal medieval: um direito consentido" Pedro Caridade de Freitas (FDUL).
Doutor em Direito, na especialidade de História do Direito, pela Universidade de Lisboa. Professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde leciona as disciplinas de História do Direito Português, Direito Romano, História das Relações Internacionais, Direito Público Romano e História do Direito Internacional Público.

"Conversão e evangelização durante a expansão dos domínios da Coroa de Castela: os modelos políticos-eclesiais no Magistério provincial peninsular e ‘indiano’ (sécs. XV-XVI)" Alfredo Flores (UFRGS).
Doutor em Direito e Filosofia pela Universitat de València. Professor Associado de Metodologia Jurídica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDir-UFRGS).

Mediador - Marcos Palermo (UFN/FADISMA/UERJ).

Local: Youtube.

Horário de Início: 19:00 hs.

"Câmara Cascudo e o Legal Design – a Visualidade do Direito entre a Ribeira e a Cidade Alta"
Marcílio Franca (UFPB).
Professor, Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba. Pós-Doutor em Direito no Instituto Universitário Europeu (EUI, Florença, Itália). Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Mestre e bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba.

"Câmara Cascudo e a memória da presença portuguesa no nordeste do Brasil: uma abordagem histórico-jurídica"
Fábio Fidelis (UNI-RN).
Professor do UNI-RN nos cursos de Graduação e Especialização em Direito. Coordenador Editorial da Revista de Estudos Jurídicos do UNI-RN. Possui Especialização em Direito Público pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Mestrado em Sociologia, pela mesma instituição. Doutorando em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

"Câmara Cascudo. Um brasileiro feliz"
Diógenes da Cunha Lima (ALRN).
Professor, advogado e presidente da Academia Norte-Riograndense de Letras (ALRN).

Mediadora - Andrea Andrade (UNI-RN)

Local: Youtube.

Horário de Início: 08:30 hs.

"Influencias históricas de la teoría del tiranicidio de Francisco Suárez"
Pablo Font Oporto (Universidad Loyola).
Professor de Ética, Filosofia política e Filosofia do Direito na Universidade Loyola. Licenciado em Direito pela Universidade de Córdoba e Doutor pela Universidade de Sevilla.

"Política externa brasileira: os caminhos percorridos entre a década de 30 e a atualidade"
Benício de Sá.
Bacharel e mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Coordenador da Pós-graduação em Direito do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNIRN) e professor de direito administrativo, constitucional, ambiental e internacional.

Mediador – Marco Jordão (UNI-RN).

Local: Youtube.

Horário de Início: 14:00 hs.

"Um olhar crítico sobre a nova política de emigração da União Europeia"
Elizabeth Accioly (Universidade Europeia).
Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba, Diplomada em Estudos Europeus pelo Instituto Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1996), Doutora em Direito pela Universidade de São Paulo (2003), área de concentração em Direito Internacional. Atualmente é Professora do Curso de Direito da Universidade Europeia de Lisboa e Professora do Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário de Curtiba - UNICURITIBA.

"Integração latino-americana nos tempos de pandemia"
Marcelo Maurício (UNI-RN).
Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino - UMSA. Especialista em Direito Internacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Escola da Magistratura Trabalhista do TRT da 21ª Região/ESMAT 21. Professor de graduação e de pós-graduação do Curso de Direito do Centro Universitário do RN/UNI-RN.

Mediador – Raimundo Neto (FDUL).

Local: Youtube.

Horário de Início: 15:10 hs.

"A 'civilização do couro': aspectos culturais e jurídicos."
Amanda Câmara Moreira (OAB-RN).
Mestre em Direito Constitucional (UFRN), especialista em Direito Constitucional (UNI-RN), bacharela em Direito (UNI-RN). Professora da graduação do curso de Direito da UNINASSAU. Pesquisadora sobre o Fashion Law (Direito da Moda) e Presidente da Comissão de Direito da Moda (OAB RN e ABA RN).

Beatriz Fernandes Genaro.
Especialista em Direito da Moda, Fashion Law, pela Faculdade Santa Marcelina (FASM), bacharela em Direito pela Universidade São Judas Tadeu (USJT). Coordenadora do Grupo de Estudos (GE) em Fashion Law da Associação Internacional de Advogados Law Talks.

"Derecho de la moda en el deporte y su influencia em la cultura de masas"
Carolina Salinas García (Universidad Valparaíso).
Professora de Direito, Empreendimento e Inovação. Licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso. Advogada. Mestre em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile e Doutora em Direto pela Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso.

Mediadora – Marissol Pinheiro (Doutoranda FDUL).

Local: Youtube.

Horário de Início: 19:00 hs.

"A Escola do Recife e a renovação do pensamento brasileiro"
Luís Rosenfield (PUC-RS).
Professor Adjunto do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS. Doutor em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui mestrado em Direito pela Faculdade Meridional (IMED) e é bacharel em Direito (PUCRS)

Mediadora - Úrsula Bezerra (UNI-RN) e Antônio Mario de Abreu Pinto (IAP)

Local: Youtube.

Horário de Início: 20:10 hs.

Informações

  • Período de Inscrição: de 12/03/2021 a 15/03/2021
  • Período de Realização: de 25/03/2021 a 26/03/2021

O período de inscrição para este evento encontra-se encerrado.