Interessado no evento? Não perca tempo, participe já!

Inscreva-se

XIII UNISIM - Simulação InterMundi do UNI-RN

Período de realização: 21/08/2019 até 24/08/2019

Fundada em 2006, a UNISIM – Simulação InterMundi do UNI-RN, como projeto de extensão e pesquisa, tem por escopo promover a experiência de simulação de organismos internacionais e nacionais para os discentes universitários e de ensino médio. Diante da conjuntura do Direito Internacional, dos Direitos Humanos e da legislação brasileira, com o intuito de vivenciar de forma fidedigna o ambiente dos organismos nacionais e internacionais.

A 13ª edição da UNISIM ocorrerá nos dias 21 a 24 de agosto de 2019 onde serão simulados sete comitês: Corte Interamericana de Direitos Humanos, UNICEF, ONU Mulheres, Câmara dos Deputados, Conselho de Segurança das Nações Unidas, Tribunal Militar Internacional de Nuremberg e CII – Simulação de Imprensa.


Programação

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) é um órgão das Nações Unidas que debaterá os temas: A situação da criança frente a crise migratória do século XXI e Os desafios da agenda de 2030 para a garantia da saúde infantil. O comitê do UNICEF será voltado ao público universitário e simulado individualmente.

Local: Não informado.

Horário de Início: 08:00 hs.

Vagas: 28.

A Câmara dos deputados irá tratar, de maneira inédita, uma CPI. Nesta edição será trabalhada a CPI das milícias do Rio de Janeiro. A dinâmica do comitê contará com apresentação de provas e representações parlamentares e de outras funções públicas como ministro da justiça, secretário de segurança do RJ e representante do Ministério público. O comitê será individual e reservado ao público universitário

Local: Não informado.

Horário de Início: 08:00 hs.

Vagas: 33.

A Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) terá como temática principal a violência organizada no Brasil. Para tanto, serão simulados dois casos inéditos, que refletem e dialogam com o atual cenário social no país, A chacina do Complexo do Salgueiro e Os Crimes de Maio. Em ambos os casos o Estado brasileiro será réu e os simuladores terão a chance de atuarem como seus representantes, representantes das supostas vítimas ou magistrados. O comitê é jurídico, individual e destinado ao público universitário.

Local: Não informado.

Horário de Início: 08:00 hs.

Vagas: 15.

O Tribunal Militar Internacional de Nuremberg, responsável pelo julgamento dos líderes nazistas, simulará o julgamento de Wilhelm Frick e Hermann Göring, no qual os delegados terão a chance de atuar como advogados de defesa, promotores ou juízes

Local: Não informado.

Horário de Início: 08:00 hs.

Vagas: 15.

O ONU Mulheres é uma entidade das Nações Unidas que destina-se a promover o empoderamento feminino e a igualdade de gênero. O comitê é individual e será voltado para alunos de ensino médio e abordará duas temáticas para discussão, sendo essas: A expansão do casamento infantil no oriente médio e o tráfico de mulheres para fins de exploração sexual.

Local: Não informado.

Horário de Início: 08:00 hs.

Vagas: 27.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas simulará a Guerra de Donbass, vivenciada no Leste da Ucrânia. O comitê será em dupla e, nele, os delegadinhos terão a oportunidade de modificar história do conflito

Local: Não informado.

Horário de Início: 08:00 hs.

Vagas: 12.

O Comitê de Imprensa Internacional fará a cobertura dos três dias de simulação da XIII UNISIM. Os delegados terão a oportunidade de realizar a cobertura impressa, em WebTV e em fotografia de todos os comitês, representando importantes mídias da comunicação como o The New York Times, The Wall Street Journal, CNN, entre outros. Poderão participar do CII os estudantes de Ensino Médio e Universitários, de forma individual.

Local: Não informado.

Horário de Início: 08:00 hs.

Vagas: 20.

Informações

  • Período de Inscrição: de 12/07/2019 a 17/08/2019
  • Período de Realização: de 21/08/2019 a 24/08/2019

Interessado no evento? Não perca tempo, participe já!

Inscreva-se